Programar é o idioma do momento
Se por muito tempo o inglês foi o diferencial do mercado, está na hora da sua instituição preparar os alunos para o idioma mais importante das próximas décadas: a linguagem da programação. Afinal, em um mundo cada vez mais tecnológico entender como as programações são feitas e compreender o pensamento computacional são competências cada vez mais valorizadas.
Transversalidade: ensine várias matérias ao mesmo tempo e de forma orgânica
Para programar é necessário colocar em prática diversas teorias aprendidas em física, matemática e química, por exemplo, além do inglês e de várias outras linguagens da própria programação. Isso é “pensamento computacional” na prática, porque ele permite utilizar os fundamentos da computação nas mais diversas áreas do conhecimento e oferece aos alunos uma nova forma de pensar sobre o mundo.
Prepare seus alunos para o mundo real
São tantas - e cada vez mais rápidas - as transformações nesse novo mundo que é preciso desenvolver rapidamente novas competências e habilidades que a educação tradicional não é mais capaz de proporcionar. Oferecer programação, é dar a oportunidade de formar os alunos para o mundo que vivem no tempo que eles precisam e colocar em prática a Educação 4.0 na sua instituição.
Desenvolva as competências mais essenciais para a vida
Lógica, resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe, comunicação. Essas são apenas algumas das soft skills que, a cada dia, se tornam mais essenciais. A programação promove o desenvolvimento integral do aluno porque permite de forma não mecânica explorar cada uma dessas competências por meio de projetos e desafios.
Os alunos aprendem brincando e melhoram
o desempenho em sala
É possível oferecer uma educação envolvente, estimulante e divertida com programação. Aprender a lógica da computação ajuda o raciocínio, o que melhora o desempenho em outras disciplinas porque na codificação os alunos são ensinados a pensar, a criar soluções para os problemas apresentados e a testar na prática suas hipóteses.
Sua instituição maker de verdade
O movimento maker já se tornou uma realidade e a programação pode ser aliada para proporcionar essa transformação na cultura da sua instituição porque ela vai além do computador. É possível propor atividades que utilizem todo o tipo de material, permitindo aos alunos pintar, recortar, usar materiais que estão ao seu alcance para dar vida às suas ideias.
Professores como facilitadores do aprendizado
Mais que replicar conteúdos, com a programação os professores se tornam facilitadores porque estabelecem um outro processo no aprendizado. Aqui o papel do educador é mais do que falar, é incentivar os alunos a fazerem as perguntas certas para encontrar as respostas.
Mostre que sua instituição está atenta a uma tendência mundial
As instituições de todo o mundo estão percebendo que ensinar programação é uma demanda latente e quem opta por inserir ela em sua grade curricular tem obtido melhores resultados e aumentado seu valor perante a comunidade educacional. Sua escola também pode se tornar uma referência nesse segmento ainda pouco explorado.
O Inventura é um programa completo de Educação 4.0 que está revolucionando a forma de ensinar e aprender a programação no Brasil e em outros países. Ele utiliza a programação como base para explorar todas as matérias. Com livros interativos e individuais ele pode ser utilizado em qualquer lugar, em casa ou na escola, ideal para o momento que vivemos. Com o micro:bit que acompanha o material os alunos podem dar vida aos seus projetos e criações e ver na prática como é programar de verdade.

Saiba tudo sobre o universo da programação educacional

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fale conosco pelo telefone: 0800 644 7193 ou
ou pelo WhatsApp

© Positivo Tecnologia S.A. Todos os direitos reservados. Fotos meramente ilustrativas.

Política de Privacidade